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  • Thiago Verri

Naming | A importância de criar um bom nome para sua marca.

Criar nome para empresa não é uma tarefa fácil, se você já fez isso ou pelo menos tentou, deve saber que não é algo simples. Diversos fatores devem ser levados em consideração e vamos falar sobre os principais para você conseguir chegar a um bom nome!

Como tudo na comunicação, para criar o nome de uma marca você precisa saber qual o público dessa marca e o mercado em que ela está inserida, é muito importante falar a língua do cliente e criar um nome com que ele se identifique. Não é nada bom, por exemplo, usar um nome de difícil pronúncia para um público que vai ter dificuldade na leitura, porém um nome incomum pode gerar grande identificação para clientes específicos.


Outro fator muito importante é o conceito criado junto ao nome, nós defendemos sempre que as marcas têm que ter seu DNA, serem únicas e representarem o propósito de cada empresa ou profissional. Vamos trazer alguns exemplos de nomes de marcas que já criamos e algumas características positivas e negativas de cada um para você conseguir identificar algumas possibilidades para o nome da empresa.


Nomes mais conceituais agregam valor à marca de forma indireta, e toda comunicação pode girar em torno do conceito para que sua marca seja única. Nomes como Gálea Corretora de Seguros, Primavere Psiquiatria e Psicologia e Academia Rank são exemplos de nomes mais conceituais. Nenhum deles remetem exatamente aos seus serviços, mas agregam valor ao posicionamento das marcas. Gálea é o nome do capacete dos guerreiros medievais, principal proteção em suas batalhas, nesse caso o que buscamos para o nome foi essa associação da proteção do capacete à proteção que o seguro oferece. Já no Primavere, o nome foi inventado com a estilização da palavra primavera, estação do ano em que as plantas desabrocham e tudo fica mais lindo, a ideia do nome foi associar essa melhor forma das plantas, a qualidade dos tratamentos da clínica que possibilita aos pacientes encontrarem sua melhor forma. No nome Rank a associação veio com a tradução da palavra da língua inglesa que significa classificação, remetendo aos clientes da academia que estão em busca do seu melhor, e com a academia conseguem subir degraus do seu próprio ranking.



Como já comentamos, esses nomes ajudam muito na diferenciação e posicionamento das empresas, aqui na Gene.Lab sempre que o projeto permite, procuramos trabalhar nessa linha criativa, por acreditarmos que é a melhor forma de nominar uma marca. Porém nesse caso, somente o nome não define o produto ou serviço da marca, e se pra você isso é essencial, você pode criar nomes mais explícitos, que vão ajudar na identificação imediata do seu ramo de atuação.


Os nomes Adoro Bolo, Amoraflor e Mercadon são exemplos de nomes explícitos que já criamos. A Adoro Bolo é uma empresa de bolos caseiros que traz o próprio nome do produto ao nome da marca, além de facilitar a identificação, faz uma brincadeira com a palavra adoro, e ao pronunciar o nome o cliente já afirma que gosta do produto kkk. O nome Amoraflor foi criado para uma butique de flores, a partir da junção das palavras “amor à flor” a estilização do nome criou ainda uma leitura de “amora” que também foi agregada no conceito da marca. Já o nome Mercadon foi desenvolvido para um mercado online, a junção das palavras mercado e on criaram um nome único e ainda uma brincadeira remetendo à um mercadão.



Para encerrarmos, tem mais um fator que é essencial para se levar em conta na hora da criação do nome, a possibilidade de registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) só é dono da marca quem registra, e se o nome não possibilita registro, há chances de você ter problemas com sua marca, perder todo investimento que fizer em sua divulgação e ter que criar um novo nome para sua empresa.


Ficou alguma dúvida sobre naming? Entre em contato que podemos te ajudar!


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