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  • Jeferson Verri

Por que criar um branding e não apenas um "logo"?

Quando você decide abrir seu próprio negócio é natural pensar na "cara" que ele terá, imaginando como será a marca e também no nome que irá utilizar. Saiba que esses são processos que levam tempo e são extremamente importantes, por isso devem ser planejados com antecedência para que você tenha resultados de qualidade.


Bom, pensou na "cara", pensou no "logo", não é mesmo? E por que estou dizendo para você criar um branding e não um "logo"? O que diabos é um branding? É normal que surjam esses questionamentos e é por isso que escolhi esse tema para ajudar vocês na hora em que precisarem criar a marca do seu negócio.

BEM resumidamente, branding é o alinhamento de todo o universo da sua marca, desde posicionamento, propósito até as cores, o visual, a conceituação, etc. O branding utiliza processos para criar uma marca que desperte sensações, crie histórias, relacionamento e conexão, um verdadeiro universo que é responsável por fazer os consumidores decidirem entre um produto/serviço e outro. Viu como é importante? Faz toda a diferença para o seu negócio, desde o início.


"Logo", na verdade, é uma parte do processo de branding, uma representação gráfica da marca ou assinatura institucional dela. Simplificando: é a forma escrita com o símbolo da marca, caso haja.


E por que então branding ao invés de "logo"? Porque criar um logo para sua marca sem todos os processos de um branding com conceituação, propósito, sensações, resulta em um visual que até pode ser "bonito", mas é oco por dentro. Esse vazio não cria relacionamento com os consumidores, não desperta expectativas, não cria raízes, nem agrega valor, transformando sua marca em apenas "mais uma" no meio de tantas.


Se você já buscou empresas para criar sua marca já deve ter percebido que os valores de investimento para esse trabalho, entre empresas que criam brandings e as que criam apenas "logo" é bem diferente, o branding necessita de um valor maior para investir. Porém, nem preciso lembrar que o barato sai caro, não é mesmo? Aqui esse ditado também vale.


Outro ponto importante para te ajudar nesse processo de criação de marca do seu negócio, é pesquisar bastante por empresas e profissionais até definir qual irá contratar. Converse com eles para saber como cada um vê o desenvolvimento de um branding, veja qualidade dos trabalhos já realizados, faça uma análise dos valores, tudo isso te dará mais segurança na hora de decidir.


Por fim, na hora de criar a marca da sua empresa, dê a importância que ela tem para você, busque empresas e profissionais de qualidade que desenvolvam brandings com propósitos, com DNA.

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